Instituto Federal de Educação, Ciência e Técnologia do Pará - IFPA/Programa Instituional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/Programa de Iniciação à Docência do IFPA-PIDIF/Campus Bragança
sábado, 4 de dezembro de 2010
Grandes Notícias
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Demonstração de Termodinâmica.
Camila e Clenilda coordenando os alunos para uma demonstração deTermodinâmica.
Aulas com a Turma 207 BBS
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
PCA_Bragança "O Consagrado"
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Equipe de Técnologia em "Oficina Lattes CNPq"

quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Desenvolvimento Educacional
Viagem do PCA a XIV Feira Pan-Amazônica do Livro
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Visita da Turma de Física 2010!
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Física é Show!
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
terça-feira, 10 de agosto de 2010

Foto: AFP: A raça humana terá que colonizar o espaço nos próximos 200 anos se não quiser...
Seg, 09 Ago, 05h10
LONDRES (AFP) - A raça humana terá que colonizar o espaço nos próximos 200 anos se não quiser desaparecer, advertiu esta segunda-feira o astrofísico britânico Stephen Hawking, em entrevista publicada no site 'Big think'.
"Penso que o futuro a longo prazo da raça humana está no espaço. Será difícil evitar uma catástrofe no planeta Terra nos próximos cem anos, sem falar dos próximos mil anos ou dos próximos milhões de anos", declarou o cientista no site na internet que se apresenta como um "fórum mundial que relaciona pessoas e ideias".
"Vejo grandes perigos para a raça humana. Em muitas ocasiões no passado, sua sobrevivência foi difícil", afirmou, mencionando em especial a famosa crise dos mísseis, em 1963, em Cuba.
"A frequência de tais ameaças provavelmente aumentará no futuro. Teremos necessidade de prudência e juízo para lidar com elas com sucesso. Sou otimista", disse Hawking.
Segundo ele, "se pudermos evitar uma catástrofe nos próximos dois séculos, nossa espécie se salvará se nos lançamos no espaço".
"Se somos os únicos seres inteligentes da galáxia, temos que garantir nossa sobrevivência", disse o cientista, considerando que o aumento da população mundial e os recursos limitados da Terra ameaçarão cada vez mais a espécie humana.
"Por isso, sou favorável a fazer voos tripulados ao espaço", disse.
Em abril, o cientista havia advertido que se os extraterrestres existissem, os homens deveriam evitar qualquer contato com eles, porque as consequências poderiam ser devastadoras.
Stephen Hawking, de 68 anos, mundialmente conhecido por seus trabalhos sobre o universo e a gravidade, é autor de "Uma Breve História do Tempo", um dos maiores 'best-sellers' da literatura científica.
Sofrendo desde os 22 anos de esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que provoca paralisia, o cientista desloca-se em cadeira de rodas e se comunica através de um computador e um sintetizador de voz.
Fonte:Yahoo>notícias>ciências
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Grandes Experimentos! Baixo Custo.
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Novidade "Extra Terrestre"!
Fósseis de seres vivos nas rochas marcianas
Dia: 01/08/2020.

Minerais detectados em Marte, com quatro mil milhões de anos, revelam fósseis da vida que existiu naquele planeta.
Uma equipa internacional de cientistas usou métodos indirectos para identificar aquilo que poderá ser vida fossilizada em rochas marcianas com quatro mil milhões de anos. A curiosidade dos cientistas foi provocada pela descoberta, em 2008, de carbonatos em rochas de Marte. Este mineral é produzido pelos restos fossilizados de seres vivos. Na Terra, surge associado a restos de ossos ou de conchas.
Nesta investigação, os cientistas usaram um dos instrumentos a bordo da sonda orbital da NASA Mars Reconnaissance Orbiter para estudar rochas da zona conhecida por Nili Fossae onde se sabia existir estes carbonatos. A técnica, que consistia em usar luz infravermelha, foi depois utilizada, da mesma forma, para analisar rochas muito antigas do planeta Terra, numa zona do Noroeste da Austrália conhecida por Pilbara.
O que o estudo apurou é que o conteúdo mineral das rochas de Nili Fossae e das de Pilbara era muito semelhante, sugerindo processos idênticos, envolvendo vida no segundo caso. Segundo os cientistas, nenhum processo geológico poderia ter produzido aquelas características.
Nili Fossae é agora um dos alvos primordiais para futuras explorações de Marte, estando a ser avaliado como potencial lugar de aterragem da próxima sonda da NASA, Mars Science Laboratory, cuja partida está prevista para 2011. Trata-se de um veículo não tripulado que precisará de planícies desafogadas, o que não é o caso de Nili Fossae, onde há muitas pedras de certa dimensão a impedir o progresso da máquina.
Fonte:
Comente sobre esta Reportagem, expondo seu ponto de Vista e sobre em que a INFORMAÇÃO acima poderia ajudar a sociedade!
terça-feira, 27 de julho de 2010
Cientistas se aproximam da 'partícula divina'

Foto: Divulgação: Cientistas que traba-
lham com aceleradores de partículas -
na Europa e nos Estados Unidos disse -
ram nesta...
Seg, 26 Jul, 08h51 Por Daniel Flynn
Pesquisadores do Grande Colisor de Hádrons (LHC), gigantesca máquina científica perto de Genebra, na Suíça, disseram que em apenas três meses de experiências já conseguiram detectar todas as principais partículas envolvidas no nosso atual entendimento da física, o chamado Modelo Padrão.
Rolf Heuer, diretor-geral do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), responsável pelo LHC, disse na Conferência Internacional sobre a Física de Alta Energia, em Paris, que as experiências transcorrem mais rapidamente do que se esperava, entrando num estágio em que uma "nova física" irá surgir.
Isso pode incluir a aguardada prova da existência do Bóson de Higgs e a detecção da matéria escura, que supostamente constitui um quarto do universo, junto aos 5 por cento observáveis e 70 por cento de energia escura invisível.
"Este é um universo escuro, e espero que o LHC ... lance pela primeira vez luz sobre esse universo escuro", disse Heuer. "Isso vai demorar."
O LHC é um túnel circular de 27 quilômetros que cria pequenos Big Bangs ao provocar a colisão de partículas. Na atual etapa, as colisões ocorrem a cerca de metade do seu máximo nível energético -- 7 tera-elétron-volts (TeV).
A máquina deve chegar perto dos 14 TeV a partir de 2013, aproximando-se das condições do Big Bang, a grande explosão que criou o universo, 13,7 bilhões de anos atrás.
Cientistas de um projeto mais antigo e com menos energia, o acelerador de partículas Tevatron, perto de Chicago, disseram na conferência que reduziram o intervalo de massa possível para o Bóson de Higgs em cerca de um quarto, com uma confiabilidade de 95 por cento.
Mas eles ainda não são capazes de alcançar a região de baixa massa onde muita gente crê que o Bóson de Higgs "vive." Trata-se de uma partícula energética teórica, que muitos cientistas acreditam que ajudou a conferir massa para a matéria disparatada lançada pelo Big Bang.
Apresentando resultados do LHC, um projeto de 10 bilhões de dólares, os cientistas disseram que aparentemente detectaram pela primeira vez na Europa o Top Quark, uma enorme e efêmera partícula antes só identificada nos Estados Unidos.
"De agora em diante, estamos em um novo território", disse Oliver Buchmueller, pesquisador graduado do Cern. "O que vamos fazer é efetivamente voltar no tempo. Quanto mais elevarmos a energia, mais perto chegamos do que estava acontecendo no Big Bang."
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/mundo_ciencia_particulas_fisicas
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Luz, Trevas e Metodo Científico.II
Ciências em Ação
Laboratório de Reciclagem BBS
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Apresentando Alguém Especial, a FÍSICA!
domingo, 13 de junho de 2010
Projeto Ciência e Ação e o Laboratório de Reciclagem BBS
Assessoramento na construção de um expositor.
É isso aí, Clenilda. Quanto mais se compartilha mais se aprende.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
AULA INAUGURAL DE REFORÇO NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA NO 1° ANO NA ESCOLA BOLÍVAR BORDALLO
Os alunos interessados em participar devem fazer sua inscrição nos dias de segunda-feira das 14h ás 17h e sexta-feira das 8h às 11h.
As aulas acontecem no contra turno do aluno no auditório da Escola de modo a não prejudicar o desempenho nas demais disciplinas.
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Poeira nas Estrelas 02
Gostou ou não?Agora, vá ao Fórun (no Mural de Recados ao lado) para registrar seu posicionamento a cerca desse vídeo, destacando sua compreenção.
domingo, 6 de junho de 2010
Reforço no Laboratório Multidisciplinar - MultLab BBS
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Ações do Projeto Ciência em Ação na Escola Bolívar Bordallo
Prof. Denis de Brito e seus alunos Thiago e Cássio na II Feira de Ciência e Tecnologia do Nordeste Paraense